top of page

Os cães e o verão

Parece que estamos no verão mas na verdade ainda é inverno. A temperatura está batendo na casa dos 40°C em muitas cidades do país e tem afetado não só os humanos mas também os pets.


Os cães estão especialmente em risco, porque eles tendem a passar mais tempo ao ar livre do que outros animais de estimação. O calor provoca vários efeitos significativos neles; além de um aumento na respiração ofegante, os efeitos induzidos pelo calor incluem uma diminuição na energia e falta de apetite.

Devido aos animais como cães, gatos e coelhos não terem glândulas sudoríparas, seus tutores devem tomar certos cuidados para mantê-los frescos. Felizmente, os cães têm maneiras de informar seus tutores de que precisam sair do sol, tais como relutância em se moverem, língua para fora, língua pegajosa... Quando seu patudinho der algum desses sinais, pare e coloque-o na sombra.

Os cães tendem a superaquecer enquanto brincam ou se exercitam. Dois métodos simples ajudam a evitar o superaquecimento dos animais de estimação: mantenha-os dentro de casa ou na sombra o máximo possível para evitar a exposição excessiva ao calor e certifique-se de manter bastante água e sempre fresca facilmente acessível a eles.

Nunca deixe seu cachorro dentro de um carro, mesmo com as janelas abertas, enquanto faz algo fora dele por exemplo. Esse é um erro muito comum que as pessoas podem cometer, esperando que o cachorro fique bem. Com temperaturas como essas atuais, é melhor deixar o cachorro em casa. Os cães podem superaquecer em um carro quente em poucos minutos, mesmo com a janela aberta.

Os cães não esfriam tão bem quanto os humanos; eles dependem de ar fresco, superfícies frias e da respiração. Para ser seguro, deixe seu animal de estimação em casa quando sair e, se quiser passear com ele ou fazer exercícios, faça durante as primeiras horas da manhã ou no início da noite, quando estiver mais fresco.

Uma atenção especial deve ser dada às patinhas, que podem queimar em contato com o asfalto por exemplo. Já o alimento, nunca o deixe exposto o dia inteiro. Ofereça e, se ele porventura não comer, retire e armazene em local fresco para não estragar e ofereça mais tarde.

Calor é bom e gostoso, mas todo cuidado com seu pet é importante durante temperaturas altas.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page