top of page
bestforpet

Os benefícios do inhame para seu patudinho

Você sabe quais são os benefícios do inhame para seu patudinho?



A maioria dos cães é hipnotizada por comida e sua obsessão geralmente causa problemas. Os cães são famosos por roubar comida das mesas, desenterrar vegetais do jardim... Eles simplesmente não se aguentam quando veem uma comida. Mas e se seu patudo comeu inhame, você deveria estar preocupado?


O que é o inhame?

Datado de 50.000 a.C., o inhame está entre os tubérculos cultivados mais antigos da história. Existem mais de 600 variedades de inhame, a maioria nativa da África e da Ásia. O inhame é frequentemente confundido com batata-doce.

Os termos "inhame" e "batata doce" são frequentemente usados de forma intercambiável, mas são vegetais de raízes totalmente diferentes. O inhame tem uma pele marrom grossa que lembra as cascas de árvores, e seu interior tem um sabor de amido, em vez de doce como da batata doce.


Cães podem comer inhame?

Sim, os cães podem comer inhame. Repleto de vitamina C e fibras, o inhame é um alimento sem gordura e com baixas calorias para todos os cães, especialmente os gordinhos que estão lutando com seu peso.


Os cães podem comer inhame cozido e cru?

Embora os cães possam comer inhame cozido e cru, normalmente é melhor evitar os amidos não cozidos e as fibras do inhame cru porque podem ser difíceis de digerir.

O inhame não é apenas um alimento delicioso para cães, é um remédio medicinal antigo para uma imensidão de doenças comuns, incluindo artrite e diabetes. Embora pesquisadores e veterinários ainda não tenham certeza sobre a eficácia do inhame como tratamento médico, há evidências que sugerem que esse vegetal tuberoso é muito mais do que apenas saboroso.


Confira abaixo alguns de seus benefícios.

- Suprime Inflamação: o inhame contém um fitoesteróide chamado diosgenina. É um anti-inflamatório que tem sido usado em ensaios clínicos para tratar a artrite reumatóide, que é uma condição crônica em muitos cães que causa inflamação nas articulações.

- Melhora a função renal e hepática: a diosgenina também é usada em produtos farmacêuticos esteróides que são usados para tratar infecções. Um estudo abrangente de 2002 descobriu que o inhame tem o potencial de "promover a liberação de GLP-1 e melhorar a função celular no rim e no fígado".

- Possui propriedades antioxidantes: pesquisadores nos EUA descobriram que os nutrientes e compostos do inhame impedem a carcinogênese - a formação de células cancerígenas - agindo como um agente antioxidante e anti-carcinogênico.

- Regula o açúcar no sangue: o inhame é repleto de dioscoretina, que alguns pesquisadores veterinários especulam que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, especialmente em cães diabéticos. Embora as evidências conclusivas ainda não tenham sido estabelecidas - um estudo conjunto conduzido pela Universidade Garhwal e Universidade Kumaun afirma que a dioscoretina do inhame melhora a sensibilidade à insulina.


Como preparar inhame para seu cão?

Se você está se perguntando como introduzir o inhame em sua dieta, comece oferecendo apenas uma pequena quantidade de inhame por um período de várias semanas. É sempre uma boa ideia introduzir lentamente novos alimentos para determinar se seu cão tem ou não alergia ou sensibilidade.

Corte o inhame em pedaços pequenos entre 1 e 2cm e deixe ferver ou até ficar macio, mas ainda firme. Coloque os quadrados de inhame na tigela de comida do seu cão.

Fique atento para nunca alimentar seu patudinho com inhame enlatado ou inhame preparado para seres humanos cheio de temperos. Lembre-se sempre de que seu cão deve comer alimentos próprios para ele, temperados especialmente para ele.

Há muitos temperos que os cães podem comer mas deve-se sempre atentar à quantidade oferecida.

Confira nas nossas mídias sociais os alimentos e temperos que os cães podem ou não comer.





1.213 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page