top of page

Cães e Covid19

Atualizado: 19 de mar. de 2020

Você pode contrair o Coronavírus do seu cão?

Muitos de nós já ouvimos o conselho de especialistas sobre como minimizar a disseminação do COVID-19 de humano para humano, a doença respiratória causada pelo novo Coronavírus, começando com:

  • Lave as mãos

  • Lave as mãos um pouco mais

  • Não toque seu rosto em especial nariz, boca e olhos

  • Limite sua exposição a qualquer pessoa que esteja doente ou que possa ter sido exposta

Mas os relatórios detalhados em um comunicado de imprensa em 4 de março de 2020, de que um cão de estimação em Hong Kong testou repetidamente positivo para o Coronavírus podem fazer você se perguntar sobre a transmissão humano-animal e animal-humano.

Amostras retiradas do nariz e da boca desse cão indicam um baixo nível de infecção que, provavelmente, foi um caso de transmissão humano-animal, de acordo com o relatório. O cachorro, atualmente em quarentena em uma instalação de Hong Kong, não mostra nenhum sinal de doença.

Ainda assim, se você é tutor de um cachorro, tudo isso pode gerar preocupação. Continue lendo para descobrir quais precauções os especialistas recomendam para manter você e seus animais de estimação saudáveis.


Devo me preocupar com o fato de meu cão conseguir obter Coronavírus?

Não há evidências de que animais de estimação possam desenvolver COVID-19, de acordo com Jane Sykes, PhD, professora da Universidade da Califórnia em Davis, especializada em doenças infecciosas de cães e gatos.

Mesmo assim, até sabermos mais sobre a transmissão do Coronavírus entre humanos e animais, as pessoas doentes com COVID-19 devem evitar um contato muito próximo com seus animais de estimação, “incluindo aconchegar-se, beijar-se ou lamber-se e compartilhar alimentos”, Dr. Sykes diz. Os tutores também devem lavar as mãos antes e depois de interagir com seus animais de estimação.



Um cão infectado com o Coronavírus pode transmiti-lo às pessoas?

Sykes adverte sobre colocar muita ênfase em um único caso de infecção de cão. "Resultados falso-positivos podem ocorrer com os testes usados ​​para os Coronavírus, então ainda acho que os resultados devem ser interpretados com cautela", diz ela. Com apenas um cão, um teste e informações limitadas sobre os resultados, é difícil chegar a qualquer conclusão, acrescenta ela.

"Não temos evidências de que os humanos possam ser infectados após o contato com um cão infectado, mas há muitas evidências de que as pessoas podem ser infectadas pelo contato com pessoas infectadas", diz Sykes. Confirmar a transmissão entre cães e humanos exigiria provar que o cão era a única fonte potencial de exposição, segundo Sykes. "Isso seria muito difícil de demonstrar", acrescenta ela.


Como os cães lambem todas as partes diferentes de si mesmos (e humanos), isso aumenta o risco de contrair o Coronavírus e espalhá-lo para as pessoas?

É provável que os cães que lambem as pessoas infectadas sejam expostos ao vírus, mas isso não significa que eles o receberão ou serão capazes de transmiti-lo, diz Sykes. "Se eles realmente se infectam, depende se o vírus pode se ligar e entrar nas células dos cães, que são muito diferentes das células humanas", diz ela.

"Se os cães realmente podem ser infectados com Coronavírus, eles podem não disseminar no ambiente vírus suficiente para infectar um ser humano", diz ela. Também é possível que a versão do vírus que o cão lança no ambiente não seja muito infecciosa para as pessoas devido à forma como se apresenta nas células dos cães, diz Sykes.


Como saber se meu cão tem COVID-19?

"Se o Coronavírus causar doenças em cães, o que eu acho muito improvável, febre e sinais respiratórios seriam o que estaríamos procurando", diz Sykes.



Meu cão deve usar uma máscara como proteção quando sairmos?

As máscaras faciais cirúrgicas de rotina são projetadas para limitar a propagação da infecção por pessoas que têm COVID-19, de acordo com Sykes. O uso de máscaras por pessoas saudáveis ​​não previne a infecção e não é recomendado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

"Como não temos evidências neste momento de que os cães adoecem com COVID-19, eles não devem usar máscaras", diz Sykes.


Devo manter distância do meu cão por causa do Coronavírus?

No momento em que as pessoas estão em quarentena em casa, longe da comunidade, a importância do vínculo humano-animal não deve ser esquecida, diz Sykes. "Embora sejam necessários mais estudos, atualmente o risco de infecção e transmissão a animais de estimação parece baixo ou inexistente", diz ela. "Os proprietários não devem entrar em pânico com a possibilidade de infecção e transmissão a animais de estimação e tentar aproveitar todos os benefícios à saúde do vínculo que mantêm com seus animais".

Lembre-se de sempre estar atento aos sinais. Lave sempre as mãos até os punhos. Use álcool gel quando estiver fora de casa. Evite passar a mão nas áreas dos olhos, boca e nariz. Se for espirrar, espirre em seu antebraço, evitando assim que, caso tenha o Coronavírus e ainda não saiba, ele se espalhe para as demais pessoas. Procure não abraçar nem cumprimentar as pessoas com aperto de mãos. Isso não significa má educação, mas sim, que você se importa com o próximo.


Fonte: www.everydayhealth.com

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page